A Tekuá é um coletivo de articulação social com sede no município de Curitiba/PR. Foi concebida para apoiar as iniciativas necessárias na transição planetária que urge. Apoia-se no tripé indissociável da transformação: pensar globalmente, fazer localmente e iniciar agilmente.

Possui éticas e princípios norteados pela permacultura, agroecologia, comércio justo e criativo, a alimentação consciente, pedagogias libertárias, comunicação não violenta, entre outras vertentes eco humanistas. Dessa arte, as iniciativas vinculadas pela Tekuá caminham com nobres aspirações humanas, ecológicas e sociais.

A “Carta da Terra” é uma carta magna, uma inspiração que norteia a iniciativa e portanto elegida como referência.

A Tekuá é formada por gentes. Agricultores agroecológicos, artesãos locais, integrantes do movimento estudantil, músicos, educadores, bioconstrutores, terapeutas holísticos, organizados, em franca e direta comunicação com o poder público local, parceiro indispensável legitimado pelo processo eleitoral vigente. Em suma, a Tekuá é formada por agentes comprometidos com a transformação social em um formato de gestão autônoma, circular e autogestiva.

Não possui fins lucrativos nem filantrópicos, mas certamente de utilidade pública. Trabalha pela emancipação humana em harmonia com a Natureza interior e exterior.

A Tekúa apoia toda e qualquer iniciativa, pública ou privada, individual ou coletiva, desde que observado os princípios ético e de propósito